"O ser humano não é somente um ser da natureza regido unicamente pelo instinto: tendo fome, lança-se sobre uma porção de comida. Ele é, principalmente, um ser de cultura, que o leva a moderar o instinto e a ritualizar o ato de comer, geralmente à mesa, junto com outras pessoas. A passagem do animal ao humano se deu exatamente quando nossos antepassados antropóides começaram a comer juntos com o seu grupo de convivência. Daí nasceu a comensalidade. Ela significa comer e beber juntos, expressão singular de nossa verdadeira humanidade".
Leonardo Boff Virtudes para um Outro Mundo Possível, volume III

sabor e sétima ar.te

Author: saborear.te // Category:
saboresétimaar.te


É com grande satisfação que comentaremos sobre um recente filme brasileiro, lançado no ano passado, Besouro!
Baseado na história do capoeirista baiano Manoel Henrique Porteira, o Besouro, que após a morte de seu Mestre, luta contra o forte preconceito existente contra os negros recentemente 'libertos' formalmente da escravidão, mas que, na prática, ainda eram fortemente maltratados, inclusive em suas crenças e cultura. Besouro lidera a conscientização de seu povo oprimido contra os jagunços do coronel que comandava os destinos dos negros daquela região do recôncavo baiano. São ressaltadas, no filme, a capoeira enquanto arte marcial e expressão de resistência cultural afro-brasileira, simultaneamente ao candomblé, religião que tem alguns aspectos básicos apresentados ao espectador, tais como os orixás e suas principais características. Merecem destaque, também, as coreografias e os efeitos especiais, que contaram com a consultoria de um experiente coreógrafo chinês, Huen Chiu Ku, que trabalhou em filmes como 'Matrix' e 'O Tigre e o dragão'. Outro ponto forte do filme consiste na fotografia, dirigida pelo equatoriano Enrique Chediak.
Um filme essencialmente brasileiro, que retrata, com padrão inquestionável de qualidade e com um olhar 'positivo', expressões importantíssimas da cultura e da religião dos afrodescendentes, que apesar de toda a sua riqueza, resistência e beleza, ainda não encontram, no dia-a-dia atual, o devido respeito por muitos que não tem a mesma cor de pele.


Acesse o trailer abaixo!
Adm