"O ser humano não é somente um ser da natureza regido unicamente pelo instinto: tendo fome, lança-se sobre uma porção de comida. Ele é, principalmente, um ser de cultura, que o leva a moderar o instinto e a ritualizar o ato de comer, geralmente à mesa, junto com outras pessoas. A passagem do animal ao humano se deu exatamente quando nossos antepassados antropóides começaram a comer juntos com o seu grupo de convivência. Daí nasceu a comensalidade. Ela significa comer e beber juntos, expressão singular de nossa verdadeira humanidade".
Leonardo Boff Virtudes para um Outro Mundo Possível, volume III

Author: saborear.te // Category:




Conta a lenda que há cerca de mil anos, na região da Etiópia, um pastor de cabras observou que seus animais ficavam alegres e saltitantes sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos que existiam em alguns campos de pastoreio. Um monge da região, ao saber do comportamento dos animais após mastigar os frutos, decidiu utiliza-los na forma de infusão e percebeu que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava ou em suas longas horas de leitura. A partir daí, a descoberta se espalhou rapidamente pelos monastérios e, de lá, para o mundo inteiro.
Atualmente, existem duas espécies principais de Café: Arábica e Robusta. A Arábica é geneticamente superior, possuindo 44 cromossomos (a Robusta possui apenas 22 cromossomos). O Café Gourmet é composto por grãos da espécie Arábica, selecionados através de altíssimos critérios de qualidade, desde o seu plantio, colheita e torrefação. Por esses motivos, o Café Gourmet possui sabor suave, aroma intenso, menor acidez, mais açúcares naturais e menor teor de cafeína em relação ao “café normal”.
Além da espécie, o modo de preparo também influencia bastante na qualidade do café a ser degustado. O adjetivo espresso indica que o preparo do Café seguiu uma série de critérios técnicos, resultando em uma bebida com sabor, consistência, temperatura e aroma diferenciados. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a palavra espresso é escrita com s e não com x, pois, nesse contexto, espresso é o particípio do verbo italiano esprimere, que, por sua vez, significa pressionar para fora; assim, Café Espresso significa, literalmente, café pressionado para fora.
Na saborear.te utilizamos Café Gourmet, que atende a padrões internacionais de certificação de qualidade. Além disso, utilizamos uma máquina de origem italiana totalmente automática, que mói os grãos no momento da preparação do Café, garantindo que os nossos Cafés apresentem qualidade superior e constante.
Para acentuar a percepção gustativa, recomenda-se beber um cálice de água mineral com gás antes de se degustar o Café Espresso. A água, nesse caso, proporciona a limpeza das papilas gustativas, permitindo que as características diferenciadas do Café sejam melhor percebidas. Por esse motivo, se o cliente desejar, servimos, como cortesia, um cálice de água mineral com gás acompanhando o Café Espresso.
Adm