"O ser humano não é somente um ser da natureza regido unicamente pelo instinto: tendo fome, lança-se sobre uma porção de comida. Ele é, principalmente, um ser de cultura, que o leva a moderar o instinto e a ritualizar o ato de comer, geralmente à mesa, junto com outras pessoas. A passagem do animal ao humano se deu exatamente quando nossos antepassados antropóides começaram a comer juntos com o seu grupo de convivência. Daí nasceu a comensalidade. Ela significa comer e beber juntos, expressão singular de nossa verdadeira humanidade".
Leonardo Boff Virtudes para um Outro Mundo Possível, volume III

Flores de Holambra, no Cariri... Flores em Você!

Author: saborear.te // Category:





Em um cotidiano excessivamente urbano e marcado por tantas coisas desagradáveis - tais como a poluição, a violência, a criminalidade e a corrupção - há de se louvar e de se prestigiar o I Festival de Flores de Holambra no Cariri!

O Festival acontece em Juazeiro do Norte, na praça padre Cícero, até o dia 06 de Dezembro!

"O festival de Holambra faz tanto sucesso que já passou a fazer parte do calendário anual de eventos no sul do Ceará.
Bonsais de jambo, figo, romã, jabuticaba, gérberas, rosas, cactus, orquídeas, violetas e até uma variedade de pimenta para comer e decorar chamam a atenção dos visitantes."
(fonte: http://tvverdesmares.com.br/cariri/Cariri/festival-de-flores-em-juazeiro/?tv=cariri)

Alguns devem estar se questionando, mas porque Festival de Flores de "Holambra"...?
Para se entender "o que é Holambra" e, conseqüentemente, o "por que" deste Festival ter seu nome, é interessante a matéria que segue abaixo, transcrita, na íntegra, da revista Vida Simples, em sua edição deste mês (novembro):





"Seu Flores

Das suas mãos nasceram mais 200 mil árvores e hoje, aos 54 anos, já reflorestou grande parte da sua cidade, Holambra, no interior de São Paulo. O consultor Flores Welle, mais conhecido como Seu Flores, tem uma empresa de reflorestamento e é responsável pela recuperação da mata nativa e ciliar em dezenas de propriedades agrícolas.

O sr. acaba de percorrer 7 mil quilômetros no estado de São Paulo só para fotografar árvores. O que viu na viagem?
A dedicação de muitas pessoas, algumas delas com 70, 80 anos, completamente direcionadas ao replantio de árvores, colheita de mudas ou de informações sobre o assunto. Mas também percorri mais de 2 mil quilômetros em terras devastadas pelo plantio da cana-de-açúcar. Nessas regiões, consegui detectar apenas três árvores, repito, apenas três árvores que mereciam ser fotografadas.

O que faz alguém amar tanto as árvores?
No meu caso, foi o amor do meu pai pela natureza. Ele foi um dos fundadores de Holambra, era um holandês professor de botânica e me ensinou a reconhecer árvores, sementes, tempos e cuidados no plantio. Hoje, aqui na cidade, temos uma visão mais harmônica com relação à natureza por causa de pessoas exemplares como ele. E outros grupos de pessoas procuram manter essa tradição e ensinar esse amor.

O que uma pessoa que vive na cidade pode fazer para estimular o plantio de árvores?
Exitem cursos de jardinagem, e eu mesmo indico agricultores que doam mudas de graça e que compartilham sementes de árvores. É só entrar em contato comigo no e-mail floreswelle@yahoo.com.br.
(Por Márcia Bindo)"
(Fonte: http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/085/mente_aberta/conteudo_507782.shtml)

Finalizamos este tópico, disponibilizando a letra da música "Flores em Você", composta por Edgard Scandurra (Ira!) (Fonte: http://letras.terra.com.br/ira/46398/)


Para ouvir a música, acesse: http://b.radio.musica.uol.com.br/radio/index.php?ad=on&ref=musica&busca=flores+em+voc%EA&param1=homebusca&q=flores+em+voc%EA&check=musica&x=60&y=6


Flores Em Você

De todo o meu passado
Boas e más recordações
Quero viver meu presente
E lembrar tudo depois...

Nessa vida passageira
Eu sou eu, você é você
Isso é o que mais me agrada
Isso é o que me faz dizer...

Que vejo flores em você!...

De todo o meu passado
Boas e más recordações
Quero viver meu presente
E lembrar tudo depois...

Nessa vida passageira
Eu sou eu, você é você
Isso é o que mais me agrada
Isso é o que me faz dizer...

Que vejo flores em você!
Que vejo flores em você!
Que vejo flores em você!
Que vejo flores em você!...

Em breve: 'O Alumioso', mais recente CD de Di Freitas

Author: saborear.te // Category:

Aos que já nos procuraram e, inclusive, solicitaram que fosse "reservado" o mais recente CD de Di Freitas, 'O Alumioso', temos a satisfação de anunciar que muito brevemente já estará disponível!

Aguardem...

Irmãos Aniceto e Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho

Author: saborear.te // Category:


É com grande satisfação que disponibilizamos o DVD 'Irmãos Aniceto e Orquestra Eleazar de Carvalho', gravado no Teatro José de Alencar nos dias 29 de Fevereiro e 01 e 02 de Março de 2008!
Importantíssimo registro de encontro ímpar da cultura popular com a música erudita em um palco que dispensa comentários...
Imperdível para aqueles que admiram e valorizam a arte e a cultura nordestina, especialmente a caririense!

Exposição Fruto do Cabaceiro

Author: saborear.te // Category:
Continua a Exposição Fruto do Cabaceiro!

Para quem não pôde vir, algumas fotografias das obras de Di Freitas!






CD 'Anúncios', de Célia Dias, na saborear.te

Author: saborear.te // Category:



"Sobre Célia Dias

Com um lirismo para lá de autêntico, a cantora e compositora Célia Dias, dupla militância sempre rara, é um recorte luxuoso na nova música brasileira. Quem a ouve cai em tentação, se comove mesmo. Dá gosto, água na boca e derramamento geral em todos os sentidos. Com uma poesia cujas palavras são catadas com o zelo de quem escolhe os melhores grãos para um baião-de-dois celebrativo, a moça dos olhos atlânticos sabe ser do Crato e do mundo todo, não obrigatoriamente nessa ordem em tempos de "desglobalizações".

A preocupação com arranjos nada óbvios é outra marca da Célia Dias compositora. Até mesmo o que soa aparentemente simples nas canções, conta com um trabalho danado para assim chegar a todos nós. Aproveitando uma das letras destes "anúncios", só me resta um toque final para Célia Dias:divulgue logo uma nota dizendo que veio para ficar.

Por Xico Sá"

Para conferir, gratuitamente, algumas músicas, acesse: http://www.myspace.com/celiadias

O CD 'Anúncios' está disponível na saborear.te!

Vinhos e bebidas a base de uvas

Author: saborear.te // Category:





Desde a antiguidade as uvas têm papel de destaque na alimentação humana, assim como o hábito de tomar vinho. No Brasil, graças à vinda de europeus, principalmente para o Sul do país, este hábito tem se tornado cada vez mais comum. Na Região Nordeste, é comum associar a ingestão de vinho à Semana Santa, por conta da tradição religiosa cristã, que inclui, sobretudo entre os católicos, o consumo intensificado de peixes, sobretudo o bacalhau. Além do “tradicional consumo” neste período restrito do ano, o Nordeste tem se destacado recentemente também pela produção de vinhos com alto padrão de qualidade, principalmente no vale do rio São Francisco.
Atualmente, a comunidade científica tem se dedicado a investigar os possíveis efeitos benéficos das principais bebidas a base de uvas: o suco e o vinho. De uma forma geral, tem-se verificado que o consumo moderado destas bebidas é benéfico à saúde. Uma molécula, denominada resveratrol, é naturalmente encontrada em sucos e vinhos (com maior concentração em vinhos do que em sucos e, entre os vinhos, maior nos tintos) e apresenta características antioxidante, antiinflamatória, antiviral, cardioprotetora e quimiopreventiva de câncer.
Outro fato que reforça a importância do vinho para a saúde de seus consumidores consiste no denominado “paradoxo francês”, que consiste na baixa mortalidade proporcional por doenças cardiovasculares entre os franceses (que consomem habitualmente grandes quantidades de alimentos gordurosos), quando comparada com a de outros povos; e qual foi a principal diferença observada? Os franceses consomem vinho no seu dia-a-dia, de forma constante, ao longo dos anos; é uma questão cultural, semelhante – guardadas as devidas proporções – ao consumo constante de café entre os brasileiros. E, para a “nossa sorte”, em uma amostra de 36 vinhos tintos, os vinhos brasileiros apresentaram maiores taxas de resveratrol do que vinhos californianos, japoneses, canadenses, portugueses e gregos, “perdendo” apenas para os vinhos franceses. Ressalta-se, contudo, que – para ser benéfico – o consumo do vinho tem que ser moderado (em pequena quantidade) e constante. Por conter álcool, recomenda-se que o consumo de vinho – assim como o de qualquer outra bebida alcoólica – seja coerente com recomendações médicas e a legislação de trânsito vigente.
Se você não tem ainda o hábito de degustar vinhos, seguem algumas dicas básicas: os suaves são mais facilmente apreciados por iniciantes; de uma forma geral, os tintos acompanham bem carnes vermelhas e os brancos carnes brancas.

Author: saborear.te // Category:




Conta a lenda que há cerca de mil anos, na região da Etiópia, um pastor de cabras observou que seus animais ficavam alegres e saltitantes sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos que existiam em alguns campos de pastoreio. Um monge da região, ao saber do comportamento dos animais após mastigar os frutos, decidiu utiliza-los na forma de infusão e percebeu que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava ou em suas longas horas de leitura. A partir daí, a descoberta se espalhou rapidamente pelos monastérios e, de lá, para o mundo inteiro.
Atualmente, existem duas espécies principais de Café: Arábica e Robusta. A Arábica é geneticamente superior, possuindo 44 cromossomos (a Robusta possui apenas 22 cromossomos). O Café Gourmet é composto por grãos da espécie Arábica, selecionados através de altíssimos critérios de qualidade, desde o seu plantio, colheita e torrefação. Por esses motivos, o Café Gourmet possui sabor suave, aroma intenso, menor acidez, mais açúcares naturais e menor teor de cafeína em relação ao “café normal”.
Além da espécie, o modo de preparo também influencia bastante na qualidade do café a ser degustado. O adjetivo espresso indica que o preparo do Café seguiu uma série de critérios técnicos, resultando em uma bebida com sabor, consistência, temperatura e aroma diferenciados. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a palavra espresso é escrita com s e não com x, pois, nesse contexto, espresso é o particípio do verbo italiano esprimere, que, por sua vez, significa pressionar para fora; assim, Café Espresso significa, literalmente, café pressionado para fora.
Na saborear.te utilizamos Café Gourmet, que atende a padrões internacionais de certificação de qualidade. Além disso, utilizamos uma máquina de origem italiana totalmente automática, que mói os grãos no momento da preparação do Café, garantindo que os nossos Cafés apresentem qualidade superior e constante.
Para acentuar a percepção gustativa, recomenda-se beber um cálice de água mineral com gás antes de se degustar o Café Espresso. A água, nesse caso, proporciona a limpeza das papilas gustativas, permitindo que as características diferenciadas do Café sejam melhor percebidas. Por esse motivo, se o cliente desejar, servimos, como cortesia, um cálice de água mineral com gás acompanhando o Café Espresso.

Exposição: Fruto do Cabaceiro (Di Freitas)

Author: saborear.te // Category:



A saborear.te - confeitaria & creperia - orgulhosamente promove a Exposição Fruto do Cabaceiro!




Baseada nas obras de Di Freitas, poderão ser apreciados instrumentos musicais confeccionados com elementos regionais do Nordeste, destacando-se, dentre estes, a cabaça. Violoncelos, rabecas, violas, alaudes, liras nordestinas e marimbals, são exemplos de tais instrumentos.


A abertura da Exposição acontecerá no domingo, 07 de Novembro, com apresentação musical de Di Freitas e convidados, às 19:00 (para esta apresentação as vagas são limitadas e serão ocupadas mediante reservas).




A Exposição acontecerá no período de 07 de Novembro a 06 de Dezembro, nos seguintes horários:


- de terça a sábado, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 21:00;


- aos domingos, das 15:00 às 21:00;


- nas segundas-feiras a Exposição não estará aberta ao público.



O acesso é gratuito!
Aguardamos a sua visita!
Adm