"O ser humano não é somente um ser da natureza regido unicamente pelo instinto: tendo fome, lança-se sobre uma porção de comida. Ele é, principalmente, um ser de cultura, que o leva a moderar o instinto e a ritualizar o ato de comer, geralmente à mesa, junto com outras pessoas. A passagem do animal ao humano se deu exatamente quando nossos antepassados antropóides começaram a comer juntos com o seu grupo de convivência. Daí nasceu a comensalidade. Ela significa comer e beber juntos, expressão singular de nossa verdadeira humanidade".
Leonardo Boff Virtudes para um Outro Mundo Possível, volume III

Natal... período de importantes reflexões...

Author: saborear.te // Category:
Reflexão Natalina


Natal não é somente um dia. E nem poderia ser. É o início de mais uma jornada a percorrer.

Muita gente se esquece no resto do ano que o amor é pra vida toda, que a bondade é o símbolo da paz e que ser livre é o que torna o ser capaz.

Quando citei 'ser livre', quis dizer a qualquer campo que a vida te convide. A palavra liberdade vai além da compreensão, adiante das classificações do mundo, das convenções e de tudo o que possa limitar a essência e o coração.

Natal, quer dizer época de reflexão. De fazer retornos necessários. De rever a postura à vista de Deus, observando e examinando o plantio das próprias sementes, para melhorar tudo aquilo que é do outro e... seu.

Os presentes precisam ser colecionados, com pequenos gestos, mais significativos... com palavras ternas, carinhosas... com abraços aconchegantes e sorrisos sinceros... com mudanças que elevem a essência e com a expansão concreta do amor para a reparação de todo o universo.

Natal, não é só no dia vinte e cinco. É para ser vivificado a partir de cada (e de todo) nascimento, sem distinções. Nasceu, é um Natal Vivo e precisa ser um Templo Ativo durante todo tempo terrestre. Somente assim, herdaremos a terra prometida, tendo, em abundância, a grandiosa vida!

Neste Natal, faça a sua parte. Ame sem nada esperar.


(Adaptado de texto escrito por Akeza, em 2005. Fonte: recantodasletras.uol.br)


"Abraços Gratuitos"

Em uma tradução literal, "free hugs" - "abraços gratuitos" - é um vídeo bastante inspirador, sobretudo neste período de Natal... cada vez mais isolados uns dos outros - inclusive, até, de nossos próprios familiares - e preocupados cada vez mais com coisas crescentemente "complexas", temos nos esquecido, muitas e muitas vezes, dos reais sentidos das coisas em nossas vidas... Aproveitemos esse período de reflexão e deixemo-nos emocionar pela lição contida neste vídeo, aparentemente tão simples, mas ao mesmo tempo tão difícil e rara atualmente:

pequenas atitudes, por menores que possam parecer, trazem conseqüências...

comecemos a cultivar, cada vez mais, atitudes fraternas e, mesmo que não vejamos de imediato os resultados, certamente nos sentiremos muito mais leves...

e tornaremos, também, o ambiente que nos cerca mais leve...

Apropriadíssimo para o período de Natal e virada de ano... Uma história real... confira o vídeo e emocione-se...

Que este período seja marcado pela reflexão e abençoado por Deus, é o que desejamos a todos!


(fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vr3x_RRDJdd4)

Adm