"O ser humano não é somente um ser da natureza regido unicamente pelo instinto: tendo fome, lança-se sobre uma porção de comida. Ele é, principalmente, um ser de cultura, que o leva a moderar o instinto e a ritualizar o ato de comer, geralmente à mesa, junto com outras pessoas. A passagem do animal ao humano se deu exatamente quando nossos antepassados antropóides começaram a comer juntos com o seu grupo de convivência. Daí nasceu a comensalidade. Ela significa comer e beber juntos, expressão singular de nossa verdadeira humanidade".
Leonardo Boff Virtudes para um Outro Mundo Possível, volume III

"O sertanejo é, antes de tudo, um forte." (Euclides da Cunha)

Author: saborear.te // Category:
--
Nos últimos dias, cerca de 250 mil pessoas visitaram Juazeiro do Norte por conta da romaria de Nossa Senhora das Candeias, considerada a mais bela dentre as três grandes romarias anuais. Ao anoitecer do seu último dia, ruas da cidade são iluminadas pelas velas dos devotos, na tradicional Procissão das Candeias.
A bela demonstração de fé pode ser, ainda que muito superficialmente, ilustrada através das fotografias abaixo, obtidas no pátio da Basílica de Nossa Senhora das Dores, totalmente ocupado pelos romeiros com suas candeias, após a Procissão.
Ao ver tais imagens e, principalmente, ao acompanhar de perto tamanha demonstração de fé, fica difícil discordar de Euclides da Cunha, quando afirmou que "o sertanejo é, antes de tudo, um forte", pois na sua extrema simplicidade, resistência e, sobretudo, resignação diante das enormes desigualdades sociais, o nordestino demonstra, com a sutileza que muitos confundem com fraqueza, a sua enorme força.



Adm