"O ser humano não é somente um ser da natureza regido unicamente pelo instinto: tendo fome, lança-se sobre uma porção de comida. Ele é, principalmente, um ser de cultura, que o leva a moderar o instinto e a ritualizar o ato de comer, geralmente à mesa, junto com outras pessoas. A passagem do animal ao humano se deu exatamente quando nossos antepassados antropóides começaram a comer juntos com o seu grupo de convivência. Daí nasceu a comensalidade. Ela significa comer e beber juntos, expressão singular de nossa verdadeira humanidade".
Leonardo Boff Virtudes para um Outro Mundo Possível, volume III

"Nenhum a menos"

Author: saborear.te // Category:
Ao observar a remuneração prevista para os profissionais que forem aprovados em concurso da prefeitura de uma cidade caririense, a indignação foi instantânea. Dentre os cargos de Nível Superior, a remuneração proposta para graduados (sem especialização) é, em média, de R$ 1.100,00 para uma carga horária semanal de trabalho de 20 horas; para os professores, que também possuem Nível Superior e para a mesma carga horária de 20 horas, a remuneração proposta é de R$ 379,50.

Percebe-se, portanto, a enorme (des)valorização da educação pública pela nossa sociedade civil "(des)organizada", entendendo-se que tal situação não é exclusiva desse município em particular. Assim, acredita-se que enquanto a maioria da população não tiver consciência de seu papel na perspectiva do planejamento, da execução e da fiscalização das políticas públicas em nosso país, ABSURDOS como esse tendem a ser desconhecidos ou, quando conhecidos, tendem a ser aceitos como "normais". Infelizmente, sem se dar conta, essa mesma maioria da população tende a se surpreender quando alunos da rede pública ou não concluem seus estudos ou apesar de os concluírem não apresentam "desempenho satisfatório" ou na pior das possibilidades, independentemente de concluírem, ingressam na criminalidade, furtando, roubando e, infelizmente, matando pessoas... pessoas que fazem parte da referida maioria "adormecida" diante dos seus direitos e deveres civis...


Diante de tantos crimes e de tantas discrepâncias relacionadas à "coisa pública" que temos observado com indesejável freqüência, sobretudo no contexto educacional, indicamos o filme Nenhum a menos neste saboresétimaar.te.


Nesta produção chinesa, vencedora do Festival de Veneza de 1999, retrata-se, magistralmente, o descaso do poder público para com a educação/formação de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. Em uma escola da zona rural da China, o professor da única turma pede licença do trabalho para cuidar de sua mãe doente e, em seu lugar, assume a jovem Wei, com apenas 13 anos de idade. Além da natural insegurança e das precaríssimas condições de trabalho que a jovem se vê obrigada a aceitar em função da remuneração, que, apesar de irrisória, era necessária para sua sobrevivência, Wei recebe a seguinte "sentença" do professor titular: para receber a tal remuneração, ela teria que garantir a presença de todos os seus alunos até o momento em que entregasse de volta a turma para ele; ou seja, nenhum aluno ou aluna poderia "desistir" das aulas. Contudo, muito pior que desistir, um de seus jovens alunos foge, literalmente, da escola e do lugarejo rumo à cidade grande, em busca de condições menos miseráveis de vida. A partir daí, o espectador torna-se fielmente cativo ao drama que se desenrola com a saga de Wei, que apesar de estar como professora, era criança tanto quanto o aluno fugitivo. Difícil não se emocionar com essa estória e, mais difícil ainda, não despertar a percepção de uma série de (infelizes) semelhanças dessa ficção com a triste realidade que uma parcela significativa de nossa população enfrenta, cotidianamente.


Acesse o trailer abaixo!





Adm