"O ser humano não é somente um ser da natureza regido unicamente pelo instinto: tendo fome, lança-se sobre uma porção de comida. Ele é, principalmente, um ser de cultura, que o leva a moderar o instinto e a ritualizar o ato de comer, geralmente à mesa, junto com outras pessoas. A passagem do animal ao humano se deu exatamente quando nossos antepassados antropóides começaram a comer juntos com o seu grupo de convivência. Daí nasceu a comensalidade. Ela significa comer e beber juntos, expressão singular de nossa verdadeira humanidade".
Leonardo Boff Virtudes para um Outro Mundo Possível, volume III

Últimos dias da Exposição Além da Ladeira das Cores... !

Author: saborear.te // Category:

Aproveitamos esta fase de encerramento da Exposição Além da Ladeira das Cores... para agradecer a presença de todos aqueles que a prestigiaram e, também, aos que adquiriram obras de Gilberto Pereira! Mesmo após este encerramento estaremos à disposição para facilitar o contato entre o artista e as pessoas interessadas pelo seu trabalho!

Dando continuidade à proposta do saboresétimaar.te, comentaremos um pouco sobre o filme O Pequeno Traidor!

Baseado em livro semi-autobiográfico de um escritor israelense (Amos Oz), O Pequeno Traidor retrata Jerusalém meses antes da criação do Estado de Israel em 1948, pela ONU, através do olhar de um menino judeu com 11 anos de idade, chamado Proffi. Até então o território era ocupado pelo exército britânico e as pessoas, em geral, não aceitavam tal ocupação; Proffi e seu grupo de amigos da escola também viam os britânicos como inimigos. Contudo, em meio às turbulências da cidade ocupada, Proffi conhece o sargento britânico Dunlop, com quem inicia uma aproximação. Inicialmente, Proffi pretende “espionar” o inimigo, usando este pretexto para suas visitas, cada vez mais constantes, ao sargento no quartel britânico. Com o passar do tempo, o garoto percebe que o “inimigo” não era tão inimigo assim, já que o sargento o tratava com carinho e demonstrava profundo interesse e respeito pela sua cultura. O Pequeno Traidor consegue abordar um tema extremamente relevante do ponto de vista histórico de forma leve, através da percepção infantil daquela criança, que é denunciado pelos amigos como traidor, quando percebem que há uma amizade entre Proffi e Dunlop, e julgado, apesar da pequena idade, pela sua comunidade. Um filme que nos faz refletir sobre como muitas vezes nossos julgamentos são precipitados, baseados em preconceitos, e como a intolerância e a ausência de diálogo são prejudiciais, a todos os lados envolvidos em quaisquer conflitos, sejam eles entre diferentes povos ou entre membros de uma mesma família.

Se você ainda não assistiu, recomendamos!

Acesse o trailer abaixo!

Adm