"O ser humano não é somente um ser da natureza regido unicamente pelo instinto: tendo fome, lança-se sobre uma porção de comida. Ele é, principalmente, um ser de cultura, que o leva a moderar o instinto e a ritualizar o ato de comer, geralmente à mesa, junto com outras pessoas. A passagem do animal ao humano se deu exatamente quando nossos antepassados antropóides começaram a comer juntos com o seu grupo de convivência. Daí nasceu a comensalidade. Ela significa comer e beber juntos, expressão singular de nossa verdadeira humanidade".
Leonardo Boff Virtudes para um Outro Mundo Possível, volume III

MedCINE - uma proposta interessante...

Author: saborear.te // Category:

É com grande satisfação que apoiamos o reinício das sessões do MedCINE, que consistem na exibição de filmes seguidas da realização de debates contando com o suporte de professores e/ou profissionais convidados. Tais sessões ocorrem, a princípio, mensalmente no auditório da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ) e a entrada é permitida a todos as pessoas interessadas, independentemente de possuírem vínculo com a FMJ ou de pertencerem à área da saúde; o público-alvo principal é constituído de alunos, profissionais e professores da área da saúde, mas a participação do público em geral, além de permitida é extremamente bem-vinda. Para ter acesso à sessão do MedCINE basta doar um kilo (1 kg) de alimento não perecível, que será revertido para Instituições de caridade.

As sessões do MedCINE constituem atividades do Projeto de Extensão Medicina & Arte, desenvolvido por alunos da FMJ. Para maiores informações, acesse: http://www.medicinaearte.blogspot.com/
A próxima sessão acontecerá na nesta quinta-feira (26/08), às 18:00, exibindo o episódio Bagstone, da série Band of Brothers (produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks), que mostra um olhar sobre a assistência médica no contexto da Segunda Guerra Mundial. Foram convidados os professores Sérgio Araújo (cirurgião e que já atuou no contexto das Forças Armadas) e Marcial Moreira (psiquiatra), os quais já confirmaram a participação.

Além disso, serão sorteadas ao final do debate, entre os que estiverem efetivamente presentes, duas inscrições gratuitas para o Outubro Médico, Evento realizado pela Associação Médica Cearense.

Recomendamos, assim, a participação de todos os interessados em conhecer e debater sobre uma possível atuação médica no contexto de uma guerra, assim como as possíveis seqüelas dessa atuação para os próprios profissionais!
Adm